Ir para conteúdo


Foto

Finalmente: Smartphone com Ubuntu chegou e vai estar à venda em Portugal


  • Please log in to reply
2 respostas neste tópico

#1 paulo3redes

  • Membro Graduado

  • PipPipPipPipPip
  • 6604 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Telemóvel: Sony Ericsson Vivaz
  • Rede: MEO

Postado 06 Fevereiro 2015 - 22:07

Meizu-MX3-bq-Ubuntu-Smartphones-1024x576

 

 

http://www.ubuntu.com/phone A espanhola BQ é a responsável pelo fabrico do primeiro smartphone que tem exclusivamente o sistema operativo da Canonical.

O projeto foi anunciado no início de 2013, mas passou por muitos adiamentos até ver a luz do dia. Agora, parece que existe finalmente uma data para a chegada do primeiro smartphone com sistema operativo Ubuntu, algo que irá acontecer pelas mãos da BQ já a partir da próxima semana. 

O BQ Aquarius E4.5 é o primeiro equipamento a chegar ao mercado com o sistema operativo Ubuntu. A Canonical, entidade responsável pelo desenvolvimento do software, continua empenhada em criar um ecossistema entre várias plataformas e marcar presença não só em computadores, mas também em smartphones, tablets e até drones. 

O software, mais conhecido por ser open source e criar uma boa alternativa ao Windows e Mac OS para computadores, era esperado desde finais de 2013 e já existia uma versão da plataforma para Android, mas só agora chega um smartphone exclusivamente a rodar uma versão final do sistema. 

No que toca ao equipamento, o Aquarius E4.5 traz um ecrã com a resolução de 960x540 píxeis, um processador MediaTek de quatro núcleos a 1,3Ghz, 8GB de armazenamento interno e expansível com recurso a um cartão microSD. No seu interior existem ainda duas entradas para cartões micro-SIM e um sensor de cinco megapixéis. 

Tal como avança o comunicado enviado à imprensa, foi estabelecido um acordo com a Portugal Telecom, que acompanhou de perto o desenvolvimento do Ubuntu Mobile, para que sejam oferecidas "ofertas de telefonia e cartão SIM durante o processo de compra aos utilizadores". O TeK tentou contactar a PT para obter mais esclarecimentos, mas ainda não conseguiu obter qualquer resposta. 

 

O dispositivo da fabricante espanhola estará disponível apenas na Europa e as informações relativas à venda serão dadas na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, nas contas doUbuntu e da BQ nas redes sociais. 

Desde já, sabe-se que o smartphone estará disponível apenas para compra online na loja da BQ por tempo limitado, através de vendas flash>, com um preço a rondar os 169,9 euros. 

 

in tek sapo

 



#2 paulo3redes

  • Membro Graduado

  • PipPipPipPipPip
  • 6604 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Telemóvel: Sony Ericsson Vivaz
  • Rede: MEO

Postado 10 Fevereiro 2015 - 20:39

MEO associa-se ao lançamento do primeiro smartphone Ubuntu em Portugal

 

 

A marca de telecomunicações vai disponibilizar a solicitação de um cartão SIM para o smartphone durante o ato de compra, que deverá ser possível fazer já esta semana.

A Portugal Telecom vai participar na venda do BQ Aquarius E4.5, o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o sistema operativo Ubuntu. O equipamento deverá começar a ser vendido esta semana, com as primeiras indicações de venda a serem publicadas nas redes sociais da Ubuntu e da BQ só nesta terça-feira. 

Em declarações ao TeK, uma fonte oficial da PT Portugal referiu que a venda do equipamento vai ser, "para já, exclusivamente online" no site da própria BQ, pelo preço esperado de 169,90€. O smartphone traz um processador quad-core de 1,3 GHz, 8GB de armazenamento interno e slot para dois cartões micro-SIM. 

Apesar de ser vendido desbloqueado, o MEO irá oferecer os seus serviços de telefonia no momento da compra: "Estará disponível um link no site do fornecedor que encaminha para uma página. Aí, o cliente poderá solicitar gratuitamente um cartão SIM do MEO". 

 

Esta parceria surge graças ao acordo que a PT Portugal mantém com a Canonical, empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu. A empresa portuguesa faz parte de um grupo de parceiros que ajudou ao desenvolvimento do novo sistema operativo, dando sugestões que melhorassem a experiência final do utilizador. 

 

in tek sapo



#3 paulo3redes

  • Membro Graduado

  • PipPipPipPipPip
  • 6604 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Telemóvel: Sony Ericsson Vivaz
  • Rede: MEO

Postado 11 Fevereiro 2015 - 20:45

Venda do primeiro Ubuntu Phone começa amanhã e só dura 9 horas

 

 

O BQ Aquarius E4.5 estará amanhã disponível para compra no site da fabricante espanhola, mas só até às 17h.

É já nesta quarta-feira que se vai realizar a primeira "flash sale" do BQ Aquarius E4.5, o primeiro smartphone a chegar ao mercado com o sistema operativo Ubuntu. Tal como prometido, foram divulgadas informações nas redes sociais da BQ e da Ubuntu que dão conta de um número limitado do equipamento, cujo preço é de 169,90€. 

As primeiras vendas do smartphone vão decorrer esta quarta-feira entre as 8h e as 17h (fuso horário português) no site oficial da BQ, tal como foi ontem confirmado pelo TeK. A publicação feita no no Facebook da Ubuntu fala de "um número limitado" de equipamentos. 

O BQ Aquarius E4.5 é um equipamento que traz o sistema operativo open-source da Canonical a correr com recurso a um processador quad-core, de 1,3 GHz, 1 GB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno. 

A bateria é de 2150 mAh e as câmaras são mesmo o que mais impressiona, pelo menos na descrição: para além de a câmara frontal trazer um sensor de 5 megapíxeis, a câmara traseira, apesar de ter um sensor de 8 megapíxeis, produz imagens de 13 graças à sua resolução interpolada, "fabricando" mais pixéis. 

 

in tek sapo






0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)