Ir para conteúdo

Foto

Cobertura e Rede GSM

• Please log in to reply
221 respostas neste tópico

#161 Guest_Quimera_*

Postado 12 Março 2012 - 09:36

Faz esta semana 1 ano que a Optimus deixou de actualizar no site a lista dos locais onde mensalmente realizavam reforços de rede como se pode verificar no Link - http://www.optimus.p...ertura/reforcos

#162 TFP

• Colaborador

• 1759 posts
  • Localidade:Grande Lisboa
  • Telemóvel: LG Maximo 7
  • Rede: Vodafone

Postado 12 Março 2012 - 13:45

Quando há uns 2 anos ou assim a ANACOM disse que a Optimus era a pior nos centros urbanos, não acreditei. Agora acho que está certa...

Então não é que, em plena Escola Secundária de Bocage, o nível de rede *num espaço aberto* cai de vez em quando para 2 níveis de 4? Na mesma zona, TMN porta-se bem grande parte do tempo, às vezes com quebras de 1 barra, Vodafone nem preciso de dizer, a cobertura é ótima.

Por outro lado, no site que tenho por cima de mim - literalmente, está a 6 metros de mim, no topo do meu prédio - a qualidade sonora, a partir das 22h, tem um ruído de fundo tão baixo que se confunde com o som normal de uma sala em silêncio, testado com auscultadores que não são in-ear no Optimus Sydney.

Mas noto um descuidar nas redes no geral... a Vodafone em 2004 não tinha tantas falhas de som e qualidade mais baixa como tem agora. Também notas isso, Quimera?

Se eles modernizaram metade do GSM... é dinheiro a menos e Marketing a mais. :P

Tiago Pereira | Feedback (+2 -0) | Twitter

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#163 Guest_Quimera_*

Postado 12 Março 2012 - 14:52

Quando há uns 2 anos ou assim a ANACOM disse que a Optimus era a pior nos centros urbanos, não acreditei. Agora acho que está certa...

Então não é que, em plena Escola Secundária de Bocage, o nível de rede *num espaço aberto* cai de vez em quando para 2 níveis de 4? Na mesma zona, TMN porta-se bem grande parte do tempo, às vezes com quebras de 1 barra, Vodafone nem preciso de dizer, a cobertura é ótima.

Por outro lado, no site que tenho por cima de mim - literalmente, está a 6 metros de mim, no topo do meu prédio - a qualidade sonora, a partir das 22h, tem um ruído de fundo tão baixo que se confunde com o som normal de uma sala em silêncio, testado com auscultadores que não são in-ear no Optimus Sydney.

Mas noto um descuidar nas redes no geral... a Vodafone em 2004 não tinha tantas falhas de som e qualidade mais baixa como tem agora. Também notas isso, Quimera?

Se eles modernizaram metade do GSM... é dinheiro a menos e Marketing a mais. :P

A Optimus necessita de melhorar a rede, facto existente no Concelho de Sintra. A modernizacao do GSM so nao foi realizado na zona do fornecedor Ericsson que e metade do pais.

Quanto aos ruidos curiosamente ja tinha dado conta disso, muitas das vezes ate pergunto do outro lado se estao na rua, pois parece o som de vento.

Quanto a Vodafone a mesma tem a rede quase toda com Half Rate, ganha-se na capacidade, perde-se na qualidade. A optimus tambem tem Half Rate activo, em Lisboa so encontro em algumas zonas, ou seja ainda vai tendo o EFR em vez de apenas HR.

Na tmn a rede esta toda com Half Rate.

#164 Guest_Quimera_*

Postado 16 Março 2012 - 16:22

Tenho a informação de mais pessoas que eram clientes tmn e mudaram para a optimus para o tarifário TAG que nesta mesma zona para falarem ao telemóvel necessitam de vir para a rua e mesmo assim só em certos locais da rua em questão.

Se o problema da Optimus é investimento num novo site, podem muito no local em questão montar um Micro-Site.

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

#165 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 17 Março 2012 - 08:47

Eles investem tanto num novo site como eu vou trazer dez gelados na mão. :P

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#166 Guest_Quimera_*

Postado 20 Março 2012 - 12:13

Ontem estive na Rua Miguel Torga em Massamá, não muito longe da residência onde mora o Primeiro Ministro, vi por ali uns prédios com antenas da Vodafone de um lado, antenas da tmn e um site só com antenas UMTS, quis ver como estava a rede da Optimus por ali, qual não foi o meu espanto que a meio da rua fica-se quase sem rede nenhuma, tanto GSM como UMTS.

Como estava com dúvidas fui até ao fim da rua confirmar se o telemóvel não me estava a enganar e voltei de novo pela rua ao qual chego a meio da rua e volto a perder quase a rede toda chegando a ter -96 dBm no telemóvel.

Curiosamente nessa rua a tmn possui lá umas antenas no topo de um prédio e num prédio mais atrás outro operador colocou antenas UMTS, provavelmente a Vodafone, visto que nesta mesma rua a cobertura UMTS da optimus estava igual ao GSM.

Numa altura em que só se fala em 4G, a rede GSM e até mesmo a UMTS deixam ainda muito a desejar em grandes centros urbanos.

A rectângulo o local onde a rede Optimus tanto GSM e UMTS é fraca, a Quadrado um site da tmn no mesmo local:

Imagem Postada

#167 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 20 Março 2012 - 13:37

Deixa mesmo muito a desejar a rede deles, mesmo aqui em Setúbal. TMN e Vodafone bem melhores.

Não devem estar à espera de ter clientes...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#168 Guest_Quimera_*

Postado 20 Março 2012 - 13:54

Deixa mesmo muito a desejar a rede deles, mesmo aqui em Setúbal. TMN e Vodafone bem melhores.

Não devem estar à espera de ter clientes...

Deveria era existir equipas a realizar monitorização no terreno, da mesma forma que andam a distribuir cartões, podiam muito bem colocar nos carros equipamento de monitorização para assim terem acesso aos locais mais problemáticos a nível da rede.

#169 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 20 Março 2012 - 14:50

Agora é que tu disseste bem. Mas eu suspeito que a rede não é devidamente monitorizada há anos...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#170 Guest_Quimera_*

Postado 20 Março 2012 - 14:56

Acabei de receber um mail da Optimus com o seguinte referente ao local indicado em Queluz:

Exmo Sr. zzz,

Desde já agradecemos a sua comunicação, relativa ao número zzz, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em sequência do seu pedido via E-mail, vimos por este meio informar que após análise não verificamos dificuldades de cobertura na zona indicada, pois as medidas mais recentes apontam níveis de 2G muito bons. Podendo ser uma dificuldade de cobertura interior.

Está mais que visto que vou ter que mudar de operador móvel. As pessoas com eu contacto ou até mesmo eu devemos ser uns mentirosos e devemos ter uns telemóveis fracos para ser diferente das medições que a Optimus realizou.

Tenho que arranjar forma de gastar o saldo que tenho acumulado e portar o número. Quase de certeza que nem sequer foram ao local realizar medições, as pessoas que ali usam optimus que têm que escolher locais específicos para conseguirem telefonar é que devem estar com problemas nos telemóveis.

É preciso azar para encalhar em locais dentro de uma grande cidade não ter quase rede da Optimus e mesmo nenhuma dentro dos edifícios quando os outros possuem sem qualquer problema.

Editado por Quimera, 20 Março 2012 - 15:01.

#171 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 20 Março 2012 - 15:13

Não, repara, as medições são muito boas! Os equipamentos de teste deles devem ter uma potência na antena que meu deus xD

Agora mais a sério, realmente é serem surdos.

Muda para a TMN, esses têm boa tecnologia, Cell Broadcast e afins, bons tarifários felizmente, e por aí adiante. Se quiseres ofereço o meu tarifário tmn meo 8 para transferires para o tmn portado que lá ficar. Não me custa nada porque já não o vou usar, pelo que é na boa ;)

Eu vou meter Moche a 5 €, com a quantidade de coisas que eles dão compensa-me imenso.

Tens outras hipóteses também :)

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#172 Guest_Quimera_*

Postado 20 Março 2012 - 21:00

Não, repara, as medições são muito boas! Os equipamentos de teste deles devem ter uma potência na antena que meu deus xD

Agora mais a sério, realmente é serem surdos.

Muda para a TMN, esses têm boa tecnologia, Cell Broadcast e afins, bons tarifários felizmente, e por aí adiante. Se quiseres ofereço o meu tarifário tmn meo 8 para transferires para o tmn portado que lá ficar. Não me custa nada porque já não o vou usar, pelo que é na boa ;)

Eu vou meter Moche a 5 €, com a quantidade de coisas que eles dão compensa-me imenso.

Tens outras hipóteses também :)

Simplesmente ninguem foi ao terreno fazer medicoes. O habitual na Optimus / Sonaecom. Olham la para o Mapa deles e o Mapa diz boa cobertura teorica, porque alguem fez uns calculos e chegou a conclusao que a cobertura e boa.

Onde moro era a mesma historia, indicavam que tinham mandado ca alguem e que diziam que a rede era boa, quando nao era. Tive que fazer uma pilha de testes a rede com varios telemoveis e enviar para a Optimus, ao que ao fim de uns dias me contactaram na altura a indicar que tinham mandado ca um Tecnico e que realmente havia problemas na cobertura e a mesma iria ser reforcada e realmente foi depois de muita pressao.

Ainda gostava de ver que testes e que foram realizados no local, assim do genero como a Anacom realiza. Na tmn sei que o fazem pois ja os vi pessoalmente.

#173 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 20 Março 2012 - 21:41

Deve ser chegar lá com um telemóvel, ver se tem rede e já está...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#174 Guest_Quimera_*

Postado 23 Março 2012 - 15:08

Deve ser chegar lá com um telemóvel, ver se tem rede e já está...

Acabei de enviar novo mail a reclamar, a situação encontrada no terreno não corresponde minimamente ao que escrevem no mail. Quem é cliente Optimus naquela rua tem que andar com o telemóvel à procura de um local onde consiga realizar uma chamada e mesmo assim com cortes e som metalizado.

#175 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 23 Março 2012 - 18:57

Tá feito ao bife, basicamente. Ninguém aguenta estar na Optimus com uma rede assim...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#176 paulo3redes

• Colaborador de Redacção

• PipPipPipPipPip
  • 5007 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Interessses:Interesse nos homens e nos telemóveis LOL
  • Telemóvel: SAMSUNG CHAT T322
  • Rede: TMN

Postado 23 Março 2012 - 21:12

Aqui em ELVAS a rede Optimus durante o dia, dentro de casa está com 3 ou 4 traços. à noite a rede cai quando fecho as janelas e fica tudo escuro, passa a 2 ou 1 traço até cair a chamada.

BLOG SOBRE TELEMÓVEIS QUE USEI: http://telemoveisque....blogs.sapo.pt/

Imagem Postada

#177 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 23 Março 2012 - 21:59

Nem em Elvas a rede está boa, paulo3redes? Tá bonito...

Mas o forte da Optimus não era ter mais rede nas zonas mais de interior onde os outros não têm ou têm pouco? É que isso é mesmo má qualidade de rede...

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#178 paulo3redes

• Colaborador de Redacção

• PipPipPipPipPip
  • 5007 posts
  • Localidade:ELVAS (Alto Alentejo)
  • Interessses:Interesse nos homens e nos telemóveis LOL
  • Telemóvel: SAMSUNG CHAT T322
  • Rede: TMN

Postado 23 Março 2012 - 23:01

Em ELVAS perto do Castelo e Escola Agrária, TMN tem a rede 100% dia e noite, Vodafone e Optimus a rede é fraca.

BLOG SOBRE TELEMÓVEIS QUE USEI: http://telemoveisque....blogs.sapo.pt/

Imagem Postada

#179 TFP

• Colaborador

• 1759 posts

Postado 24 Março 2012 - 12:09

Por aqui a melhor é a Vodafone, com sinal máximo para onde quer que eu vá, em exterior ou em indoor (desde que não seja muuuito indoor, claro, senão perde um pouco de sinal). A TMN está logo a seguir, grande parte do tempo no sinal máximo mas de vez em quando lá cai para 4/5 ou 3/5, quer em outdoor quer em indoor. A Optimus é a pior. É que nem o facto de ter uma antena a 6 metros de mim a safa, porque boa parte do tempo está em 2/4, e isto não acontecia...

Dá motivos para suspeitar, não, Quimera? É que estar com estas condições tendo a antena tão próxima de mim, até parece mentira, isto não acontecia! O que acontecia era cair para 4/5, muuito de vez em quando, e não para 2/4!

Imagem Postada

Vodafone Yorn W + VoIP

#180 Ze2000

• Membro Graduado

• PipPipPipPip
  • 608 posts
  • Telemóvel: LG T375
  • Rede: Vodafone Directo

Postado 24 Março 2012 - 12:52

Aqui em ELVAS a rede Optimus durante o dia, dentro de casa está com 3 ou 4 traços. à noite a rede cai quando fecho as janelas e fica tudo escuro, passa a 2 ou 1 traço até cair a chamada.

Que coincidência, será à mesma hora que fecha o continente?

Sent from my MacBook Pro

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)